Se observarmos detalhadamente os templos antigos que ainda restaram, principalmente na Grécia e no Egito, esta característica, do átrio, salta aos olhos.
O tempo de permanência no átrio variava conforme a escola, mas certamente era demorado, imagino que nunca menos de três anos, na verdade não se sabe ao certo o que acontecia, tudo era muito velado.
Hoje as lojas maçônicas, no Brasil, no exterior não sei, geralmente não possuem um átrio por questão de espaço físico, então adaptam, e mesmo que utilizem um átrio físico, algumas lojas tem bastante espaço e souberam e tiveram condições financeiras para construir adequadamente a loja, este não tem mais a mesma utilidade, tudo se tornou simbólico.
Na enciclopédia online Wikipédia temos algumas definições interessantes:
Átrio
O termo átrio surge para designar o pátio central das casas gregas e romanas.
É aplicado também ao vestíbulo de uma Igreja Paleocristã e ao espaço coberto que antecede uma Igreja, nartex.
Nos tempos modernos designa uma sala espaçosa de um hotel ou edifício público, que dá acesso a uma outra de maior importância.
Átrio da Basilica di Sant'Ambrogio, em Milão |
Nartex
O termo arquitectónico nártex (em latim narthex, com origem no grego narthikas, νάρθηκας, género de planta de grandes dimensões, possivelmente similar à cana) refere-se, em sentido lacto, à zona de entrada de um templo. Também outras designações podem surgir associadas a este termo, como pronaos, átrio, vestíbulo, galilé ou paraíso... Para continuar a ler clique aqui
Nártex exterior do século XIII na Basílica de São Lourenço Fora de Muros em Roma. |
Agora que temos uma idéia mais clara do que é um átrio, podemos expor o objetivo do Blog "Átrio - Hall para conversas interessantes", e até entender o porque do nome.
Vivemos em um mundo dominado por computadores e tecnologia, a computação em nuvem, cloud computing, em inglês, leva nossa vida para o mundo virtual, estamos caminhando para um mundo inimaginável de possibilidades. Com isso penso que nossa antiga instituição, a maçonaria, pode aproveitar toda esta onda e espalhar a luz do conhecimento de que dispõe há séculos para ajudar a melhorar o ser humano interiormente, moralmente. E isso se faz tradicionalmente no átrio. Então este passa a ser um átrio virtual onde poderemos escrever nossas idéias, pesquisas, trocar informações e muito mais. O Blog está receptivo aos que queiram participar.
Além do que foi explicado acima, acrescento o que já escrevi no primeiro post deste Blog no dia 24/02/2011:
Aqui pretendo escrever algumas coisas que de alguma forma contribuam para incentivar o bom costume da reflexão, da meditação e da contemplação.Aproveite o Blog, boa leitura!
Neste vasto universo é necessário nos situarmos adequadamente, assim estaremos mais conscientes de nós mesmos.
Relaxe, sorria, observe a natureza e o universo cuidadosamente e descontraídamente, ponha os pés na areia da praia e na grama do campo, banhe-se na cachoeira, veja o sol nascer e se por, veja as estrelas do céu mas para isso vá para o campo ou no alto de uma montanha, sinta a grandiosidade do infinito e deixe-se levar pela nobre sensação que as estrelas produzem naqueles que as observam, sinta o vento no rosto, enfim pequenos gestos simples, naturais e poderosos, permita seu corpo retomar a harmonia e sintonia com a natureza. Você é parte dela, mesmo que tenha se esquecido disto.
Marcos Fiszer
Fonte dos textos, clique nos links abaixo:
Atrio
Nartex